quinta-feira, fevereiro 10, 2005

Voltando...

Eu já me prometi ir ao carnaval do Rio de Janeiro, visitar Paulinho da Viola na Portela. Também prometi conhecer o carnaval de Minas Gerais, principalmente os das Cidades Históricas. Mas quando ouço os contra-tempos do frevo, os bandolins dos blocos, a tradição que acompanha cada pessoa que se desprende da vida para viver o transitório, não tem como alçar vôo. Meu tempo é este, meu chão está embaixo dos meus pés. Estou ligado por um cordão umbilical que não se rompe de jeito nenhum. Esse cordão é feito de um tempo que nunca vivi mas que dá uma saudade danada. Não adianta explicar...sempre foi assim. Como no "Iluminado" de Kubrick..."o senhor sempre foi o zelador"...eu estou integrado a esse carnaval antes mesmo de existir. Convido a todos para conhecer o carnaval do meu Estado - não estou sendo xenófobo ou bairrista, eu juro. A prefeitura do Recife está realmente organizando o melhor carnaval do país (até onde o Poder Público pode intervir em uma festa carnavalesca) - eu não estou sendo partidário, juro. Venham e me procurem. Eu levarei vocês para conhecer os acordes dos frevos de bloco nos ensaios do Bloco da Saudade; a beleza de se acordar no dia do Galo da Madrugada, o Recife antigo e suas razões que só a tradição conhece, Olinda e sua disposição para engoli-lo na democracia mais verdadeira que poderia existir e a tristeza da terça-feira à noite quando nos despedimos no "Eu Acho é Pouco". Venham, os que amam as coisas permanentes não vão se decepcionar. Aqui é um dos poucos lugares onde o Transitório carrega no seu ventre a Permanência.

PS 1 - Aos amigos, agradeço a folia.

PS 2 - Ao meu amor, obrigado por me revelar o carnaval através de seus olhos - finalmente eu encontro um eco ao meu lado.

PS 3 - Faltam 379 dias para vocês planejarem a vinda